top of page

Apresentação

O II RIBAMAR: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018), promovido pelos Cursos de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), objetiva fomentar estudos e discussões sobre o desenvolvimento dos Direitos Humanos a partir da segunda metade do século XX e a sua influência na configuração da ordem jurídica internacional.

O II RIBAMAR terá abrangência e repercussão nacional, pois contará com a participação de professores conferencistas de renome nacional e vinculados a instituições reconhecidas.

Além disso, haverá chamada de trabalhos para participação de pesquisadores(as) de fora do estado do Maranhão, com ampla divulgação junto a programas de pós-graduação em Direito, os quais serão posteriormente publicados em anais.

 

No intuito de fortalecer a qualificação técnico-científica do evento, o seu Comitê Científico será composto de professores doutores, cuja maioria são pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa de fora do estado do Maranhão.

A proposta do evento reflete a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para o desenvolvimento da ordem jurídica internacional e aproveita o seu septuagésimo aniversário, que será alvo de reflexão e comemoração em todo o mundo, para reunir em São Luís estudantes, acadêmicos e profissionais de todo o país.

Assim, nesta segunda edição, o RIBAMAR busca confirmar-se como um evento regular e significativo entre as atividades anuais dedicadas ao direito internacional que ocorrem no Brasil.

Para tanto, busca-se integrar pesquisadores, estudantes e profissionais do Maranhão com os de outros estados da federação, uma vez que a temática dos direitos humanos permite a interlocução de diversas áreas do direito e também é propícia para fomentar diálogos fecundos com outras disciplinas e áreas do conhecimento.

Dessa forma, o RIBAMAR cultiva um público de estudantes, acadêmicos e profissionais interessados em discutir e aprender sobre o direito internacional em suas diversas perspectivas, socializando o conhecimento e, nesta edição em particular, propiciando o intercâmbio de pesquisas, aprendizados, práticas e teorias vinculadas ao tema dos direitos humanos.

Justifica-se, assim, o II RIBAMAR em função da relevância das reflexões sobre o direito internacional e os direitos humanos; da importância do diálogo e cooperação entre estudantes, pesquisadores e profissionais, tanto do direito quanto de outras disciplinas e áreas do conhecimento; e da pertinência de realizar no estado do Maranhão um evento regular, de caráter nacional, dedicado ao tema do direito internacional.

bottom of page